Professores e alunos da Unidade Escolar Maria de Carvalho realizaram nesse final de semana uma aula passeio na Serra da Capivara em Saõ Raimundo Nonato.
O Parque Nacional Serra da Capivara é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada nos municípios piauienses de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.
O parque foi criado através do decreto de nº 83.548, emitido pela Presidência da República em 5 de junho de 1979, com a finalidade de proteger um dos mais importantes exemplares do patrimônio pré-histórico do país. Originalmente com 100 000 hectares, a proteção do Parque foi ampliada pelo decreto de nº 99.143 de 12 de março de 1990 com a criação de Áreas de Preservação Permanentes de 35 000 hectares.[1] A administração da unidade está a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).
O Parque Nacional Serra da Capivara é uma unidade de conservação arqueológica com uma riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios. O patrimônio cultural e os ecossistemas locais estão intimamente ligados, pois a conservação do primeiro depende do equilíbrio desses ecossistemas. O equilíbrio entre os recursos naturais é o condicionante na conservação dos recursos culturais e foi o que orientou o zoneamento, a gestão e o uso do Parque pelo poder público.
É um local com vários atrativos, monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de humanos e animais pré-históricos. O parque nacional foi criado graças, em grande parte, ao trabalho da arqueóloga Niéde Guidon, que hoje dirige a Fundação Museu do Homem Americano, instituição responsável pelo manejo do parque.
A aula passeio a Serra da Capivara foi mais um projeto desenvolvido a partir do incentivo do ProEMI. Trata-se de um programa federal instituído pela Portaria nº 971, de 09/10/2009, o qual integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia para induzir ao redesenho dos currículos do Ensino Médio no país. Tem como objetivo apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras, de forma a ampliar o tempo do estudante na escola e a diversidade de práticas pedagógicas, buscando atender às necessidades e expectativas dos estudantes por meio de uma formação integral e de um currículo mais dinâmico e articulado com as diversas dimensões da vida dos jovens.
A partir das alterações realizadas na LDB por meio da Medida Provisória – MP nº 746/2016, o Programa constitui-se um instrumento que contribui tanto para o fortalecimento das escolas em tempo integral quanto para a reflexão sobre as possibilidades de construção de propostas curriculares com diferentes ênfases
Nenhum comentário:
Postar um comentário